domingo, 5 de abril de 2009

Relato de Experiência

“Não sei que paisagista doidivanas mistura os tons... acerta... desacerta sempre em busca de nova descoberta vai colorindo as horas cotidianas...”

( Mário Quintana)

No período de 02 a 06 de março de 2009, participamos do Encontro de Formadores do Programa GESTAR II-BAHIA, a abertura aconteceu na Escola Parque com a presença de Representante do Ministério da Educação e Cultura (Cláudia Maia), Coordenadores e Especialistas do GESTAR –BAHIA , Especialistas da UNB, Formadores das Redes Estadual e Municipal. As discussões a respeito das metas alcançadas e previstas foram bastante significativas, a meta principal do MEC é atingir um total de 140.000 professores entre cursistas e formadores.

À tarde fomos para o Instituto Anísio Teixeira para mais uma vez trocarmos experiências com relação às atividades desenvolvidas pelo Programa, o que fazemos desde 2004 e tem sido enriquecedor.

A Especialista Isabel Ferreira (UNB) ficou responsável pela nossa turma e no primeiro momento apresentou a sua proposta de trabalho que foi replanejada, pois a ela foi informado que seríamos formadores novos e como já conhecíamos a estrutura, formatação do Programa ,sugerimos um trabalho mais aprofundado com os AAA’s.

Tivemos a oportunidade de fazermos um link do que foi proposto em cada TP e com as atividades dos AAA’s, a novidade agora é que cada cursista receberá além do TP, o livro com o AAA correspondente, desde o primeiro encontro, o que irá possibilitar um trabalho mais aprofundado.

O objetivo do Programa é levar o cursista a compreender que a sua prática em sala de aula deverá tornar o nosso aluno um leitor proficiente. Em cada atividade sugerida pela Especialista Isabel ( Envelope de Linguagem, Estudo de Gênero e Tipo Textual, Letramento, Oralidade, Variação Lingüística, Intertextualidade e Produção Textual , Documentário, Filme: Narradores de Javé...) fizemos um estudo minucioso e construímos novos sentidos, destacamos os riscos do professor direcionar as respostas e ressaltamos a importância da mobilização de conhecimentos prévios, alinhamos o trabalho com as próximas oficinas.

Ainda reunidos com os Formadores de Língua Portuguesa, desta vez com as Redes Estadual e Municipal que estavam ávidos pelo conhecimento, procuramos passar as informações de forma cautelosa para que não causasse tanto espanto falar de Guia Geral, TP, Formatação, Avançando na Prática, Relato de Experiência, o que poderia causar espanto.

No penúltimo dia realizamos uma atividade com a participação de Formadores de Língua Portuguesa e Matemática, a orientação foi dada pelos Especialistas de Matemática (UNB)com uma Dinâmica: Trangram.

A dinâmica movimentou o IAT e proporcionou uma reflexão da nossa prática pedagógica, troca de experiência; aprendemos que é preciso estar atento às informações, seguir cuidadosamente os passos, replanejar para alcançar o alvo.Sentimos falta de uma sistematização do trabalho que , por sinal , seria riquíssima.

A nós Formadores de Língua Portuguesa, foi proposta a criação de um Blog individual para que possamos manter o elo até o próximo encontro. Sentimo-nos desafiados, mas como professores curiosos, pesquisadores firmamos mais um acordo com o Programa Gestar, professores na Dimensão Digital queremos que o nosso trabalho esteja a serviço do nosso aluno, e que ele seja capaz de utilizar a internet para pesquisar, usar e produzir novos conhecimentos, estimular a construção coletiva.

Então precisamos dar o primeiro passo, mostrando que nós , professores, fazemos parte de uma vida com tecnologias e falamos a língua dos nativos digitais.

Retornamos para nossas casas, com uma enorme vontade de pôr a mão na massa....

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